APLICAÇÕES DO CICANT PARA SMART TV ULTRAPASSAM 51 MIL DOWNLOADS

A parceria entre o CICANT e a Samsung nasceu em novembro de 2013 e as aplicações criadas já ultrapassaram os 51 mil downloads. «Curtas» e «Aulas» foram as primeiras aplicações que nasceram da parceria, mas outras já estão a ser desenvolvidas. «Esta parceria nasceu em novembro de 2013 devido a necessidades do CICANT como centro de investigação em criar parcerias e com o intuito de fomentar o desenvolvimento de aplicações», explica o investigador e gestor de projetos de Smart Media do CICANT, Mário Cardoso, ao Canal Superior.

Das duas aplicações já existentes, a «Curtas», que funciona como repositório de filmes, curtas e filmes de animação de alunos do Departamento de Cinema da Universidade Lusófona, alcançou os 32 mil downloads. Por sua vez, a aplicação «Aulas», dedicada à visualização de um conjunto de aulas lecionadas na instituição, desde Economia à Veterinária, ultrapassou os 18 mil downloads.

Neste projeto estão envolvidos três professores e sete alunos com competências nas áreas de informática, design e gestão de conteúdos e já estão a ser desenvolvidas mais aplicações para Smart TV.

«Neste momento já existe mais uma aplicação que esperamos que seja lançada até ao final do mês e que mostrará entrevistas, já disponíveis na web, realizadas a pessoas da área do cinema e de referência chave na indústria» refere Mário Cardoso.

O investigador sublinha ainda que este projeto tem uma estratégia de continuidade e que, no futuro, gostaria de ter estas aplicações disponíveis para Android.

Fonte: Canal Superior